Como combater a prisão de ventre na gravidez

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Hoje trago-vos um tema muito comum para quem é gestante: a prisão de ventre ou obstipação.

O nosso corpo enquanto gestantes está sempre a sofrer alterações não só a nível físico, como também a nível hormonal que, posteriormente, refletem-se no funcionamento do nosso organismo. A prisão de ventre é a incapacidade que o nosso intestino tem em funcionar corretamente, ou seja, em evacuar. Como o nosso útero expande, aperta o nosso intestino, levando à obstipação. Os sintomas podem ser fezes duras e pequenas ou incapacidade total para evacuar, dor ao evacuar, cólicas, sensação de pressão, fazer muita força para evacuar.

E o que comer quando estamos com prisão de ventre?

Devemos optar por comer alimentos ricos em fibras e alimentos integrais, como arroz, pão, verduras, legumes, frutas e sementes. Devemos também beber mais água. Mesmo ao tentar estas soluções, devem sempre consultar o vosso obstetra, ele é essencial não só para a saúde do vosso bebé, mas também para a vossa.

O que evitar?

Evitem o leite e seus derivados, como queijo, iogurtes; alimentos com muita pimenta; evitem molhos e comidas gordurosas; alimentos com glúten e açucarados.

Regular o horário das vossas refeições também é muito importante e consultem o vosso médico no que toca ao exercício físico que podem praticar. Estas dicas melhorarão a prisão de ventre e os seus sintomas, mas não só, pois podem prevenir hemorróidas e fissuras anais.

Até breve!

 

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