10 coisas sobre o Halloween

photo of person holding jack o lantern bucket

Hoje trago-vos um tema mais divertido e um altura do ano que gosto bastante: Halloween. Sei que já passou, mas eu ainda estou com o espírito de Halloween haha por isso decidi trazer-vos 10 coisas sobre esta festividade.

  1. Há quem diga que o dia 31 de outubro é um dos dias de descanso das bruxas no calendário celta, enquanto outros dizem que é a altura da morte e da ressurreição da terra (daí o dia 1 de novembro ser considerado o dia de todos os santos.
  2. Porquê o gato preto? O gato preto ganhou esta fama de ser símbolo do azar em lendas antigas, que diziam que as brucas transformavam-se em gatos pretos e algumas pessoas acreditavam que era os espíritos dos mortos.
  3. Que significado tem o caldeirão, as aranhas e os morcegos? Bem, o caldeirão faz parte da cultura celta e era elemento decorativo. As aranhas simbolizam o destino e o morcego significa a clarividência.
  4. Porque são utilizadas as velas? Acreditava-se que as velas mostravam o caminho aos espíritos.
  5. O preto, roxo e o laranja simbolizam o Halloween. Porquê? O preto é a cor que predomina no vestuário das bruxas e feiticeiros, o roxo simboliza a magia e o laranja traz força. Os celtas acreditavam que os espíritos aproximavam-se daqueles que usavam laranja para tirar-lhe as forças.
  6. Segundo a tradição, se usarmos as roupas ao contrário e andarmos de costas no Halloween, conseguimos ver uma bruxa (tinha piada! eheh)
  7. Para que servem as abóboras? Acredita-se que espantem os espíritos.
  8. A vassoura é um dos símbolos mais populares no Halloween e estão na base da sua origem. Desde sempre são associadas às bruxas, pois utilizavam nos seus rituais e, segundo a lenda, são o seu meio de transporte.
  9.  A seguir ao Natal, o Halloween é o feriado mais lucrativo. Quem diria?
  10. No México as pessoas celebram a data de forma diferente: é o Dia de Los Muertos, onde há muita música, comida e festa. Nesse dia acreditam que os mortos voltam à terra, por isso fazem oferendas.

E vocês, conhecem mais tradições giras de Halloween?

Até ao próximo post!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s